Rio - Nem o calor de 30 graus foi suficiente para impedir a vitória do americano John Lieswyn na Copa América de Ciclismo. A prova foi disputada neste domingo, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e teve a participação de atletas do Brasil, do Uruguai, da Argentina, do Chile e dos EUA.
“Deixei meu país com 10 graus abaixo de zero e com muita neve”, lembrou o campeão, que participou da competição no ano passado. “Faz bem pegar um pouco de sol e encarar o verão.”
O resultado confirmou o favoritismo da equipe americana. Lieswyn pedalou o tempo inteiro o primeiro pelotão e garantiu o título com um sprint impressionante na última volta. Apesar do bom preparo físico, o americano, 15º do ranking contra-relógio de seu país, levou um bom tempo para recuperar o fôlego.
“Precisei me esforçar demais para conseguir essa vitória. Fiquei realmente feliz e muito emocionado. A competição foi extremamente dura e só foi decidida na chegada. Fiquei surpreso com o ritmo que os ciclistas do Brasil imprimiram no início da prova, mas acho que eles mostraram um pouco de medo das subidas. Optei por ser agressivo o tempo todo e deu certo.”
O vice-campeonato ficou com o uruguaio Gregorio Bare, seguido do brasileiro Nilceu Aparecido dos Santos.
“Todos sofremos com o calor. Tive de buscar muita força e raça para alcançar os líderes no final”, afirmou Nilceu. Campeão da última edição da tradicional prova 9 de Julho e do GP de Londrina, o ciclista paranaense teve problemas durante a preparação para a Copa América. Uma tendinite na perna esquerda chegou a ameaçar sua participação na disputa.
“É fundamental a realização de competições de alto nível como esta, com a participação de bons atletas estrangeiros”, afirmou. - Eu, que tenho a ambição de correr na Europa, acho importantíssima a oportunidade de enfrentar adversários fortes.
Os dez primeiros colocados da prova de domingo foram os seguintes:
1 - John Lieswyn (EUA), 53min37s
2 - Gregório Bare (URU), 53min39s
3 - Nilceu dos Santos (BRA), 53min39s
4 - Angel Dario (ARG), 53min39s
5 - Ivan Domingues (EUA), 53min39s
6 - Daniel Rogelim (BRA), 53min40s
7 - Luciano Pagliarini (BRA), 53min40s
8 - Elivelton Pedro (BRA), 53min40s
9 - Francisco Belo (BRA), 53min40s
10 - José Reginaldo Cardoso (BRA), 53min41s