Rio - O Flamengo apresenta nesta segunda, ao meio-dia, Juninho Paulista e Leonardo, seus dois principais reforços para 2002. Juninho, que nos últimos dois anos jogou pelo arqui-rival Vasco, chega ao time de maior torcida do país com a responsabilidade de substituir Petkovic, herói do tricampeonato estadual em 2001, e ser o líder do time na Copa Libertadores.
Mas isso não parece assustar o jogador, que aos 28 anos sonha disputar sua primeira Copa do Mundo. Sábado à noite, pouco depois de casar-se com Juliana, em São Paulo, ele falou sobre sua ida para o Flamengo e mostrou estar orgulhoso com a chance de usar a camisa 10, que já foi de Zico, seu ídolo no futebol.
Tudo certo com o Flamengo?
Juninho: Está tudo resolvido. Segunda-feira, me apresento para assinar o contrato.
Por que a escolha pelo Flamengo, maior rival do Vasco, seu ex-clube?
J:Foi a proposta que mais me agradou. O Flamengo é um clube de muita grandeza e que dá oportunidades ao jogador. Além disso, posso realizar o sonho de todo atleta, que é um dia defender o Flamengo.
E a expectativa de vestir a camisa 10 do Flamengo, que já foi de Zico, seu maior ídolo no futebol?
J: Espero conseguir isso. É uma honra poder jogar com a camisa de Zico.
A possibilidade de jogar a Copa Libertadores este ano pelo Flamengo pesou na hora da decisão?
J: É muito importante jogar a Libertadores também. Isso pesou um pouco.
No Vasco, você ficou quatro meses sem salários. O Flamengo também atrasou o pagamento de seus atletas. Não teme ficar sem receber outra vez?
J: Não acontecerá de novo. Já acertamos isso. Mas também não vi muito pelo lado financeiro.
Como você se sente trocando o Vasco pelo Flamengo, os clubes de maior rivalidade no Rio?
J: Acho que não terei problemas. Minha contratação foi bem aceita pela torcida. Além disso, já era tratado com carinho por torcedores do Flamengo, mesmo quando estava no Vasco.
Que tipo de dificuldade você espera encontrar no Flamengo?
J: Acho que não vou ter dificuldades. Todos sabem da minha qualidade. Quero mostrar a mesma vontade e tentar jogar como estava no Vasco.
Você acredita que, no Flamengo, estará mais próximo da Seleção?
J: O Flamengo divulga bastante o jogador. Mas até lá, há muito tempo.
L!: Você já está bem adaptado ao Rio, tanto que continuou no Estado. Marcelinho, quando se firmou em São Paulo, pediu para tirar o Carioca do nome. Chegou a hora de voltar a ser apenas Juninho?
J: Se puder ser só Juninho, melhor. Virei Paulista porque já tinha outro (Juninho Pernambucano, que defende o Lyon). Agora que ele está na França...