Rio - O suíço Roger Federer teve muito trabalho para garantir sua vaga nas semifinais do Torneio de Sydney, na Austrália. Em uma partida bastante disputada, o segundo cabeça-de-chave derrotou o chileno Marcelo Ríos, ex-número um do Mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 6/7(2/7), 7/6(7/4) e 6/3.
Com a vitória, Federer espantou mais uma vez o fantasma da eliminação precoce dos cabeças-de-chave. Seu adversário sairá do confronto entre o americano Andy Roddick, terceiro pré-classificado, e o sul-coreano Hyung-Taik Lee, que fecha a rodada desta quinta-feira.
Quem não teve trabalho para chegar às semifinais foi o argentino Juan Ignácio Chela, já que nem precisou entrar em quadra. Seu adversário, o francês Nicolas Escude, estava machucado e não pôde jogar. Na próxima fase Chela vai enfrentar o bielo-russo Max Mirnyi, que derrotou o francês Julien Boutter por 2 a 0(6/4, 6/2).
O Torneio de Sydney é disputado em quadras de borracha sintética e oferece uma premiação total de US$ 357 mil. O campeão leva 35 pontos na Corrida dos Campeões e o vice fica com 24.