Roma - Ihosvany Hernández, Ángel Dennis, Iasser Romero, Lionel Marshall e Ramón Gado, jogadores cubanos de voleibol que chegaram à Itália no final de dezembro, depois de abandonar a concentração de sua seleção em Amberes (Bélgica), conseguiram permissão de residência no país.
Uma permissão de residência, segundo informa a imprensa italiana, que é provisória e renovável, é o primeiro passo para a solicitação do pedido de asilo político.
O sexto "foragido", José Luis Hernández Larriñaga, abandonou Roma para viajar à Argentina, onde se encontrará com sua namorada, com quem deve se casar, o que lhe permitirá adquirir a nacionalidade argentina.
Iohsvany Hernández Rivero, Yasser Romero Mayeta, Leonel Marshall Borges, Ángel Dennis Dias, Jorge Luis Hernández Larrinaga e Ramón Gato Moya chegaram à Itália em 30 de dezembro, depois de deixarem a concentração da seleção cubana em Amberes.
Os jogadores afirmaram que não fugiram por motivos políticos, mas por razões esportivas, e que a intenção é continuar jogando nas competições internacionais com sua seleção.