Lausanne - Os Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City, que serão disputados entre os dias 8 e 24 de fevereiro de 2002, já registraram vários recordes em matéria de marketing e transmissão pela TV, informou nesta sexta-feira o Comitê Olímpico Internacional.
A veiculação pela TV dos Jogos de 2002 irão gerar um lucro recorde de 738 milhões de dólares. Os Jogos de Nagano renderam 513,5 milhões em direitos de transmissão.
Só com patrocínio, Salt Lake City irá arrecadar 850 milhões dólares dos seus 53 anunciantes. Em 1980, nas Olimpíadas de Inverno de Lake Placide, eram 231 patrocinadores.
Ao todo, o movimento olímpico espera movimentar 4,5 bilhões de dólares entre 2001 e 2004, incluindo os Jogos Olímpicos de Salt Lake City de 2002 e os Jogos de 2004 em Atenas.
Este valor representa um aumento de mais de 29% em relação aos 3,6 bilhões gerados durante o quadriêncio de 1997-2000.
De acordo com o COI, os jogos de inverno de Salt Lake City já estabeleceram um novo recorde em marketing, com um lucro de dois bilhoes de dólares.