Salt Lake City (EUA) - Tamanho é o mistério em torno da cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno de 2002, que somente três pessoas sabem quem vai acender a tocha olímpica em 18 de fevereiro próximo.
Com menos de dois meses para o início dos jogos em Salt Lake City, a tocha continua viajando pelos Estados Unidos, assim como as especulações em torno de quem terá a honra de acender a pira.
Mitt Romney, presidente do comitê organizador de Salt Lake
(SLOC), confirmou recentemente que sua decisão foi tomada em agosto.
Somente mais duas pessoas sabem a identidade de quem vai acender a tocha, o diretor da cerimônia de abertura e a pessoa escolhida.
Os últimos metros da jornada de 21.600 km são um tabu. Qualquer pergunta tem sido respondida com um sorriso, tudo para não revelar o segredo. A personalidade misteriosa sairá das sombras, segurará a tocha no alto e acenderá a chama na frente de uma multidão no estádio Rice Eccles, e de bilhões de telespectadores.
PAPEL PRINCIPAL
As estrelas da NBA, Karl Malone e John Stockton, que ajudaram o Dream Team dos Estados Unidos a ganhar a medalha olímpica em 1992 e 1996, são os nomes mais cotados pela população local para acender a tocha.
Embora acredite-se que os dois participarão da cerimônia, é improvável que assumam o papel principal, apesar de Malone ter deixado claro que é um papel que ele gostaria de ter. ``Eu realmente não tenho vontade de correr com a tocha pelo deserto, mas correr com ela no estádio Olímpico significa alguma coisa'', disse Malone.