Rio - A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro(Ferj) já começa a tentar bagunçar o calendário quadrienal elaborado para tentar solucionar o problema de datas do futebol brasileiro. De acordo com o presidente da entidade, Edurado Viana, foi aprovado um Campeonato Estadual com 12 clubes, diferente do que havia sido combinado na reunião que propôs o calendário.
Viana afirmou que a decisão foi tomada por unanimidade em uma reunião envolvendo representantes dos 12 clubes. O Estadual seria disputado nos intervalos do Torneio Rio-São Paulo, começaria após o carnaval e invadiria inclusive o período da Copa do Mundo, que será disputada entre 31 de maio e 30 de junho. As datas e a tabela da competição devem ser definidas na semana que vem.
A competição terá duas fases. Na primeira, os clubes seriam divididos em dois grupos de seis, sendo que oito se classificariam para a fase final. No entanto, Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo já estariam automaticamente no segundo turno independente dos resultados no primeiro.
O presidente da Ferj permitiu que os quatro grandes utilizem times reservas durante o primeiro turno. Além disso, garantiu que não haverá problemas em jogar durante a Copa do Mundo, já que a maioria das partidas na Coréia e no Japão acontecerão de madrugada no horário de Brasília.