Bamako - Uma proposta de converter a Copa das Nações Africanas em eliminatórias para a Copa do Mundo será provavelmente apoiada pela grande maioria das federações africanas que se reúnem em congresso na quinta-feira.
O plano de usar a Copa das Nações no lugar da fase classificatória será apresentado aos delegados do congresso, na véspera da principal competição africana de seleções, que começa no sábado.
Se o projeto for aprovado, os quatro finalistas do torneio africano se classificariam automaticamente para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, e o quinto representante seria indicado conforme as normas do comitê organizador da confederação africana de futebol.
Funcionários da confederação disseram que o novo calendário internacional unificado não permite que as duas competições corram em paralelo, como vem acontecendo a cada quatro anos.
A Copa das Nações é um torneio bianual e sua frequência não deve ser reduzida devido ao rendimento que ela gera.
O torneio, que não coincide com o ano do Mundial, não servirá como classificatória para este, assim a edição africana de 2004, na Tunísia, não ficará afetada.
O novo sistema começaria em 2006 e o anfitrião deste torneio será conhecido este ano. A disputa está entre Argélia, Egito, Gabão e África do Sul.
A Fifa já aceitou a mudança proposta e espera-se que o projeto seja aprovado no congresso, onde as propostas são raramente debatidas ou contestadas.