CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Regionais
 Copa do Brasil
 Libertadores
 Estaduais
 Mundial 2002
 Europeus
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Escândalo de arbitragem abala país rival do Brasil na Copa
Domingo, 20 Janeiro de 2002, 10h43

Pequim - Um escândalo de arbitragem ameaça ofuscar uma das melhores temporadas do futebol da China, coroada com a classificação da seleção para a Copa 2002, em que enfrentará o Brasil na primeira fase. A Televisão de Xangai (STV) emitiu esta semana uma lista de juizes acusados receber suborno informou neste domingo a imprensa esportiva local.

O escândalo estourou no final de dezembro quando o diretor geral do clube Zhejiang Lucheng, Song Weiping, reconheceu ter pago a juizes para que apitassem a favor de sua equipe. O caso foi agravado com as recentes declarações da STV.

Segundo a televisão local, entre os árbitros corruptos está Sun Baojie, escolhido em 2001 como o melhor árbitro asiático. A acusação é negada pela Televisão Central da China (CCTV) que assegura que o dinheiro que supostamente chegou a Sun ficou com um intermediário.

Song ameaça agora divulgar uma lista maior de envolvidos, incluindo técnicos e empresários. Ele já recebeu ameaças de ser levado aos tribunais. "Espero que a polícia entre no caso o mais rápido possível. Os jogadores do Zhongyuan Huili jogaram sem ajuda de árbitro algum. Song Weiping deveria ir para a prisão", disse um irritado Xu Genbao, ex-técnico do Zhongyuan Huili, acusado por Song de pagar 50.000 iuanes (6.000 dólares) para assegurar a vitória de sua equipe.

A Associação de Futebol da China (ACF) anulou a classificação do clube Yatai para a primeira divisão e suspendeu todos os jogadores desse time e do Chengdu Wuniu. Ambas as equipes fizeram um jogo descrito pela imprensa esportiva como "teatral".

A ACF não fez nenhuma declaração pública sobre o escândalo que envolve um esporte cada dia mais popular na China. "A ACF é indescritível. Não é um departamento administrativo, mas tem poder administrativo; tem o nome de uma associação, mas não é; não é uma empresa, mas tem negócios; não é um órgão judicial, mas tem os poderes próprios de um", afirma o advogado de um dos clubes implicados no escândalo.

Efe

 

 VEJA AINDA
Futebol asiático
Futebol volta aos campos do Afeganistão
Magrão e Marcelinho Carioca embarcam para o Japão
Veterano uruguaio se aventura no futebol chinês
Maurílio confirma saída do Paraná e vai para a Coréia
Veja lista completa
Mundial2002
México passa por El Salvador nos EUA
Americanos batem sul-coreanos na Copa Ouro
Copa em 2 países custa o dobro, diz presidente da Fifa
México escolhe sede para Mundial 2002
Veja lista completa
China
Técnico usa psicologia para derrubar Seleção Brasileira
Técnico da China deve dirigir Iugoslávia após Mundial
Técnico da China diz que o Brasil já está classificado
Júnior Baiano é tratado como ‘Judas’ na China
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade