São Paulo – O russo Marat Safin acabou com as esperanças do americano Pete Sampras de voltar a ganhar um torneio de Grand Slam. Ele ganhou do rival nas quartas-de-final do Aberto da Austrália por 3 sets a 1, com parciais de 6/2, 6/4 6/7 (7/5) e 7/6 (10/8)
Na próxima rodada, Safin vai enfrentar o sul-africano Wayne Ferreira, que derrotou o espanhol Alberto Costa por 3 sets a 2, com parciais de 4/6, 6/4, 6/4, 6/7(4/7) e 9/7.
O russo teve grandes dificuldades para eliminar Sampras. O americano ganhou apenas dois games no primeiro set, que durou 40min.
No segundo, Safin conseguiu uma quebra. A vantagem conquistada no quinto game foi suficiente para vencer a segunda série.
Logo no terceiro game do terceiro set, o russo conseguiu uma quebra. O americano reagiu e devolveu no oitavo game. A decisão foi para o tie-break. Com uma quebra, Sampras ganhou a série.
O quarto set também foi decidido no tie-break. Nenhum dos dois tenistas conseguiu quebra durante a série. No desempate, Sampras chegou a fazer 3 a 0, mas Safin reagiu e fechou o jogo, em 3h31.