São Paulo - O brasileiro Mario Haberfeld começou bem os treinos para a temporada 2002 da Fórmula 3000. Com o novo carro para a temporada, o piloto cravou 1m23s7 na pista de Valência, sul da Espanha, quebrando o recorde de 1m24s1 do italiano Giorgio Pantano, estabelecido no ano passado.
Nesse ano os pilotos usaram um Lola B2/50, que substituirá o B99/50 utilizado de 1999 até o final do ano passado. Haberfeld é o primeiro piloto da categoria a testar o novo carro.
O brasileiro de 72 voltas no circuito e, apesar de ter feito o melhor tempo, enfrentou alguns problemas creditados à fase de teste por que todo novo carro passa. Mesmo assim, o brasileiro ficou satisfeito com o resultado. "Ainda tem muita coisa para ser feita e, por isso, não esperávamos tão bem", disse.
"É muito melhor que o antigo, que parecia um caminhão. Acho que até quinta-feira, último dia deste teste, vamos andar abaixo de 1m23s", continuou logo após estreiar também em sua nova equipe para a temporada, a Astrômega.
O otimismo se origina nos problemas enfrentados com o novo carro. "A telemetria, por exemplo, ainda não está funcionando, e isso dificulta muito o trabalho. Além disso, a Lola ainda não entregou as relações de marchas e estão faltando molas e peças de reposição. A barra estabilizadora traseira quebrou antes de colocarmos pneus novos e não temos como substitui-la, a solução é solda-la para usarmos amanhã (quarta). Mesmo assim o carro continuou rápido, apesar de sair um pouco de frente. Ele se comporta como um carro de corrida, tem reações semelhantes aos de um F-1", finalizou o brasileiro.