Rio - A tradicional confusão para organizar o Campeonato Carioca não poderia faltar neste ano. Depois de decidirem que os quatro grandes clubes teriam vaga assegurada na segunda fase, independente da posição que alcançassem na fase inicial, os representantes da 12 equipes que disputarão a competicão mudaram de idéia.
Agora, os classificados serão os oito primeiros colocados após a disputa das Taça Guanabara e Rio (que correspondem à primeira fase), independente de quem sejam.
Na segunda fase, as oito equipes se dividem dois grupos de quatro, se enfrentando em turno único e com os vencedores de cada chave decidindo a competição. Os jogos começam neste sábado com Vasco e Bangu, às 16h, em São Januário, e América e Olaria, em Édson Passos, também às 16h.
No domingo, o Flamengo enfrenta o Madureira, às 16h, em jogo que pode ser na Gávea ou em Cabo Frio. No mesmo horário se enfrentam Entrerriense e Friburguense, em Três Rios, além de Americano e Volta Redonda. O tradicional clássico entre Fluminense e Botafogo será disputado na segunda-feira, em Conselheiro Galvão, às 16h.
Para tentar colocar times em campo, paralelamente ao Rio-São Paulo, cada clube dá o seu jeito. O Flamengo criou a categoria de aspirantes; O Vasco vai reeditar o chamado "expressinho" já utilizado em 1998 e 99. Botafogo e Fluminense devem apostar em uma maioria formada por jogadores dos juniores.