São Paulo - O Guarani venceu o América-MG por 2 a 1 de virada na noite desta quarta-feira, em Belo Horizonte, na estréia das duas equipes na Copa do Brasil. Edu Dracena e Dudu fizeram para o time paulista e o estreante Renaldo abriu o placar para os mineiros.
Com o resultado, o Bugre pode empatar ou até perder por 1 a 0 no jogo de volta, em Campinas no dia 13, que estará classificado. Se o América devolver o 2 a 1 no Brinco de Ouro, a decisão vai para os pênaltis. Qualquer outra vitória dos mineiros lhes dá a classificação.
Pelo regulamento do torneio, o primeiro critéio de desempate é o saldo de gols e o segundo é o número de gols marcados fora de casa. O vencedor do confronto pega na próxima fase quem se classificar no embate entre Bragantino-SP e Paraná Clube.
O time da casa começou melhor e chegou ao gol logo aos 20 minutos da primeira etapa depois que Renaldo desviou de pé esquerdo um bom cruzamento de Rinaldo da direita.
O Guarani conseguiu a virada só na segunda etapa. Logo aos cinco minutos, o juiz Wallace Valente, do Espírito Santo, viu um pênalti em uma disputa de bola entre Adriano e Martinez. Edu Drancena bateu rasteiro, no canto direito de Ranieri, que nem saiu na foto.
A virada veio com Dudu, que havia acabado de perder um gol feito, depois de uma bela jogada que começou com Jadílson, passou por Bruno e terminou nos pés do atacante. Dudu girou e tocou com categoria no canto direito de Ranieri.