Rio – A suíça Martina Hingis se classificou para a final do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano, pela sexta vez consecutiva. Campeã em 1997, 98 e 99 e vice em 2000 e 2001, Hingis, terceira cabeça-de-chave, derrotou a americana Monica Seles, a oitava, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/1 e 6/4, em uma hora e 40 minutos .
Sua adversária será a americana Jennifer Capriati – cabeça de chave número 1, que derrotou a belga Kim Clijsters – quarta favorita - por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6 e 6/3.
No jogo de Hingis, o primeiro set começou equilibrado, com cada uma das tenistas conseguindo uma quebra de serviço. A suíça ainda teve dois break points quando vencia por 4 a 3, mas Seles conseguiu salvar. Isso deu moral à americana, que quebrou o saque da adversária no nono game e sacou para fechar a parcial em 6 a 4, em 39 minutos.
O panorama mudou a partir do segundo set. Hingis passou a dominar a partida e conseguiu uma quebra logo no segundo game. A suíça quebrou o saque de Seles mais uma vez e fechou o set em 6 a 1, em 25 minutos, levando a decisão para o terceiro set.
Hingis continuou ditando o ritmo na parcial seguinte. Com uma quebra logo no primeiro game, a suíça abriu logo uma boa vantagem e fez 2 a 0 em seguida. Ela repetiu a dose no quinto game, abrindo 4 a 1. Seles ainda devolveu uma das quebras no oitavo game, mas foi em vão. A suíça fechou a parcial em 6 a 4, em 36 minutos.