Rio – A americana Jennifer Capriati manteve vivo o sonho de conquistar o bicampeonato do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano. A primeira cabeça-de-chave se classificou para a final do torneio ao derrotar a belga Kim Clijsters, quarta pré-classificada, por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6 e 6/1, em uma hora e 37 minutos.
Na decisão, Capriati vai enfrentar a suíça Martina Hingis, que derrotou a americana Monica Seles na outra semifinal também por 2 sets a 1(4/6, 6/1, 6/4). Será uma repetição da final do ano passado, vencida por Capriati por 2 a 0.
O primeiro set foi marcado por vários erros de ambas as partes e muita indefinição. Capriati conseguiu duas quebras de saque e abriu 4 a 1, mas Clijsters devolveu logo em seguida e empatou a parcial em 4 a 4.
Nos três games seguintes, as jogadoras não conseguiram manter seus serviços. Até que, no 12º game, a americana finalmente confirmou o saque e fechou o set em 7 a 5, em 43 minutos.
Clijsters não se abalou com a derrota. Ela conseguiu uma quebra de serviço logo no quarto game e sacou em seguida para fazer 4 a 1. A vantagem foi suficiente para que a belga fechasse a parcial em 6 a 3 em 31 minutos, levando a decisão para a negra.
Animada pela vitória no set anterior, Clijsters começou bem e fez os dois primeiros pontos do game. Mas uma bola duvidosa marcada em favor da adversária desestabilizou a belga. Capriati aproveitou, confirmou seu saque e conseguiu uma quebra em seguida, fazendo 2 a 0.
A partir daí a atual campeã mandou no jogo. Ela voltou a quebrar o saque de Clijsters no sexto game para fazer 5 a 1. Sacando para fechar o jogo, a americana não deu chances à belga e com dois aces venceu a parcial por 6 a 1 em 23 minutos, garantindo sua vaga na final.