Segou - A África do Sul não conseguiu vencer Gana pela Copa das Nações da África na quinta-feira. Depois de ter um gol anulado e ter desperdiçado um pênalti, o time classificado para a Copa do Mundo empatou por 0 a 0 pelo segundo jogo consecutivo.
Com o resultado, os três jogos disputados pelo grupo B da competição não tiveram nenhum gol e deixaram os sul-africanos, cabeças-de-chave do grupo, em uma posição bastante desconfortável, restando apenas mais uma partida para disputar.
O zagueiro Aaron Mokoena conseguiu colocar a bola na rede de Gana aos 45 segundos de jogo, mas o juiz marcou falta, alegando que ele empurrou o adversário.
Aos 35 minutos, o zagueiro de Gana, John Mensah, colocou a mão na bola dentro da área, mas a cobrança de Quinton Fortune foi espalmada pelo bom goleiro Sammy Adjei.
Fortune, que joga no Manchester United da Inglaterra, foi substituído no segundo tempo, e não conseguiu quebrar a sina de não ter marcado nenhum gol em 36 partidas pela seleção.
O goleiro Adjei defendeu várias outras tentativas da África do Sul, incluindo dois chutes fortes do lateral Delron Buckley e um tiro de longe de Sibusiso Zuma.
Mas Gana também teve a chance de conquistar os três pontos, especialmente quando Michael Essien bateu rente ao travessão.
Gana empatou por 0 a 0 com Marrocos na partida inaugural na segunda-feira. No dia seguinte, a África do Sul repetiu o placar contra a pequena Burkina Faso.
Marrocos e Burkina Faso se enfrentam no sábado.
Nos nove jogos já disputados na Copa das Nações, foram marcados apenas cinco gols.