CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Regionais
 Copa do Brasil
 Libertadores
 Estaduais
 Mundial 2002
 Europeus
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Teixeira mostra força e barra venda de livro da CPI
Quinta-feira, 24 Janeiro de 2002, 18h49
Atualizada: Quinta-feira, 24 Janeiro de 2002, 18h54

Brasília - O comando do futebol brasileiro pretende evitar a divulgação do livro "CBF-Nike", dos deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Sílvio Torres (PSDB-SP), sobre irregularidades na administração esportiva, disse na quinta-feira a editora da publicação.

"O que sabemos extra-oficialmente é que um juiz do Rio de Janeiro emitiu uma liminar para suspender a comercialização e distribuição do livro, mas não recebemos a notificação", disse Wagner Nabuco, diretor da editora Casa Amarela.

A ação foi iniciada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que teve seu presidente, Ricardo Teixeira, como principal alvo do relatório da CPI da Nike, que resultou no livro, mas acabou não sendo votado, depois de uma sessão tumultuada na Câmara.

Na época em que o relatório da CPI foi completado, os senadores e o Ministro dos Esportes e Turismo, Carlos Melles, chegaram a dizer que Teixeira, então de licença médica do cargo, seria afastado do cargo por uma medida provisória.

Teixeira reassumiu a CBF na segunda-feira e no dia seguinte voltou a ser aclamado como chefão da entidade máxima do futebol por uma assembléia geral.

O título do livro refere-se ao propósito original da comissão, de investigar possíveis irregularidades no acordo milionário de patrocínio entre a CBF e a empresa de material esportivo Nike, porém acabou concentrando-se em outros aspectos do futebol.

Nabuco afirmou que a CBF alegou que as informações da comissão investigadora não são de domínio público e devem permanecer em documentos do Congreso.

Mas Nabuco respondeu que "tudo que foi publicado no livro já havia saído na imprensa, e inclusive foi divulgado ao vivo pela TV Câmara". Não foi possível obter um comentário da CBF sobre o caso.

Uma investigação posterior, elaborada por uma comissão do Senado, confirmou as irregularidades apontadas pela Câmara e também pediu o indiciamento de Ricardo Teixeira.

As investigações do Congresso foram realizadas durante uma fase de crise no futebol brasileiro, com maus resultados no campo e uma situação financeira caótica nos principais clubes.

Segundo Nabuco, o livro dos deputados Rebelo e Torres tem tido um bom volume de vendas desde o lançamento, em novembro.

A editora fez uma primeira tiragem de 2.000 exemplares e, diante da elevada demanda, realizou uma segunda tiragem, com a mesma quantidade de livros. "Temos tido muitos pedidos, por isso fizemos a segunda tiragem", disse o diretor da Casa Amarela. "O livro está disponível em todo o país", completou.

Reuters e Redação Terra

 

 VEJA AINDA
CBF
Relator da CPI descarta intervenção na CBF
Globo tenta baixar cotas da CBF
Assembléia mantém Teixeira à frente da CBF
Nike reduz valor de contrato com a CBF
Veja lista completa
CPIs do Futebol
Relator da CPI descarta intervenção na CBF
Costa Rica reclama de ‘golpe’ de Camarões
Lopes viaja para observar a Costa Rica
Ricardo Teixeira acusado de lavar dinheiro em Luxemburgo
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade