São Paulo - A mais nova expedição de Amyr Klink começará na segunda-feira quando o navegador partirá para a Antártica, numa viagem rumo à China que levará três anos para ser completada.
A partida de Klink estava prevista para este domingo, mas ainda faltam alguns detalhes na preparação do veleiro de 96 pés e 100 toneladas, Paratii 2.
``Já instalamos os aquecedores e agora estamos acertando os últimos detalhes. Teremos de dar uma voltinha com o barco para teste e aí é só partir. Quem manda é o Amyr. Se ele quiser sair de madrugada a gente solta as amarras e vai embora'', disse Marcos Hurodovich, o Marcão, um dos integrantes da tripulação de três pessoas que acompanhará Klink na expedição ao Mar de Bellingshausen, ao sul do círculo polar.
A primeira parte da nova expedição, parte do programa Petrobras Global, será com destino à Antártida, onde o veleiro fará uma volta em torno do continente gelado, como Klink fez há dois anos. No final de 2002, o barco zarpa rumo à China, passando pelo Ártico, informou no sábado a assessoria de imprensa da Petrobras em nota distribuída à imprensa.
``Nesta etapa inicial da Viagem à China, tentaremos fazer a primeira experiência navegável no Mar de Bellingshausen, que é uma região ainda não cartografada'', disse Klink.
``Tenho barco e tripulação capazes para isso. O Paratii 2 pode navegar em águas de apenas 1,50 metro de profundidade e tem autonomia de combustível de três anos'', afirmou o navegador.
O veleiro de Klink estará carregando 31 mil litros do óleo diesel especial que a Petrobras desenvolveu para o projeto. O combustível para ser utilizado em motores, aquecimento e geração de energia é 40 por cento menos poluente, não congela em baixas temperaturas e pode ser estocado por três anos sem perder as características, informou a assessoria.