Stuttgart - O zagueiro Bordon, ex-São Paulo e atualmente no Stuttgart, foi o destaque a 19ª rodada do campeonato alemão de futebol, a Bundesliga, que volta a ser disputada após 38 dias de recesso por causa do inverno.
Todos esperavam que os destaques do retorno do campeonato alemão fossem o também brasileiro Amoroso (Borussia Dortmund) ou o peruano Claudio Pizarro (Bayern Munique), líderes da artilharia com dez gols cada um, ou ainda o brasileiro Elber (Bayern Munique, com 8 gols).
Mas Bordon surpreendeu os alemães, com o último gol da partida de seu time contra o Hamburgo SV, aos 22 minutos do segundo tempo. O jogo foi disputado no sábado. O Stuttgart venceu por 3-0.
Este é o terceiro gol que Bordon marca em 70 jogos disputados com a equipe alemã. Nesta temporada, marcou um gol contra o FC Schalke 04 no dia 13 de outubro, e o outro gol na partida do último sábado, num arremate perfeito de cabeça no lançamento do búlgaro Krassimir Balakov. Na temporada anterior, ele marcou seu primeiro gol na liga alemã contra o MSV Duisbourg.
O treinador Felix Magath destacou a atuação de Bordon: "Bordon estabilizou a defesa e ainda marcou um gol. Que mais se pode pedir de um zagueiro?"
Nascido em 7 de janeiro de 1976, Marcelo José Bordon assinou por três anos em 1999 com o Stuttgart, e renovou o contrato até 2005.
Bordon foi vendido ao clube alemão pelo São Paulo por 1,9 milhão de dólares. antes de jogar no São Paulo, ele defendeu a camisa do Botafogo de Ribeirão Preto.
O Stuttgart ocupa agora a oitava posição, a seis pontos de uma possível participação em torneios europeus.
Outro brasileiro que se destacou no campeonato alemão nesta rodada foi Ailton. Ele marcou o único gol do Werder Bremen, que perdeu por 2-1 para o Cottbus.