São Paulo - O Ribeirão Preto/COC faz nesta terça sua estréia no Campeonato Nacional masculino de basquete. O atual campeão paulista vai receber emn seus domínios o Londrina/Sercomtel, às 20h, no ginásio da UNICOC.
Será a primeira partida do time após a conquista do título paulista, contra a Uniara. Para o jogo de abertura no torneio, o técnico Lula contará com algumas novidades no time. Com as transferências dos pivôs Michel e Tiagão para o Minas, Rodrigo Bahia ganha a posição de titular, junto com o recém-contratado Lucas, que veio do Pinheiros.
Dos outros três contratados pelo Ribeirão para o Nacional, um está vetado pelo departamento médico: o armador Álvaro, com uma contratura muscular. Os outros dois, os alas Guilherme Giovanonni e Márcio, ficarão como opções no banco de reservas.
"Não poderia colocar todo mundo para jogar. Seria juntar a ansiedade deles pela estréia pelo COC com a ansiedade de todo o restante do time pela estréia no campeonato. Não daria certo", conta Lula, que escalou o quinteto titular com Nezinho, Alex, Renato, Lucas e Rodrigo Bahia.
No domingo, Lula esteve em Araraquara para espionar o Londrina, adversário desta terça. O treinador não acredita que terá uma partida fácil pela frente, apesar de o time paranaense ter perdido para a Uniara por 21 pontos de diferença.
"Contra a Uniara, o Londrina sentiu a falta de ritmo de jogo. Eles estão vindo do Campeonato Paranaense, que não é tão forte quanto o Paulista. No final do jogo, eles não agüentaram, errando muitos arremessos e permitindo os contragolpes. Teremos que jogar com velocidade para explorar esse desgaste deles", analisou o treinador, que não assume o rótulo de favorito.
"A vitória do Fluminense contra o Uberlândia provou que esse Nacional não terá favoritos. Foi uma lição para todo mundo. Não adianta ter nome, jogar em casa... É preciso concentração o tempo todo e colocar em prática o que treinamos".