Salt Lake City - A maioria dos visitantes que chegarem a Salt Lake City para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 vão ter ouvido duas coisas a respeito de Utah: pode ser difícil conseguir uma bebida, mas não há problema em encontrar um homem com três esposas.
A verdade é que é muito mais fácil arrumar uma bebida do que um casamento triplo.
Talvez o único caso de poligamia em que os turistas estejam interessados seja a cerveja preta Polygamy, cujo lema, para o desgosto da igreja mórmon, é ``por que só uma?''.
Os mórmons, que se abstêm de álcool, cigarro e café, dominam o estado, e sua visão em relação ao consumo de bebidas mudou pouco desde que os primeiros colonizadores chegaram ao vale de Salt Lake em 1847.
Os casamentos poligâmicos foram proibidos na década de 1890 e a igreja mórmon agora excomunga membros que praticam a poligamia.
``As pessoas que estiverem aqui para os Jogos só têm de entender que estão numa terra de leis estranhas para as bebidas'', avisa R. B. Edgar, dono de três bares na área central de Salt Lake City. ``Devem considerar isso apenas uma aventura.''
Religião e bebida não combinam em Salt Lake City, mas certamente não haverá visitantes morrendo de sede no próximo mês.