Rio - O treinador João Paulo Alves da Cunha, 41 anos, assumiu a Direção-Técnica e a presidência do Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Ele vai ocupar o lugar de Ricardo D'Ângelo, que decidiu afastar-se do cargo por motivos particulares.
João Paulo mora em Santo André, na Grande São Paulo, mas há 12 anos trabalha com o atletismo na cidade de São Caetano. Atualmente, ele é coordenador-técnico e treinador da área de lançamentos do clube Funilense/São Caetano, onde está há seis anos.
O técnico é formado em Educação Física e Pós-Graduado em Treinamento Desportivo, além de ser Treinador Nível 2 pela Federação Internacional de Atletismo Amador (IAAF) e professor palestrante de Nível 1.
Antes de assumir o cargo de Diretor-Técnico e da presidência do Conselho Técnico, o treinador já era diretor da categoria Juvenil da CBAt.
João Paulo Alves da Cunha foi atleta do lançamento disco, prova na qual disputou competições como o Sul-Americano de Menores e Juvenis e os campeonatos Mundial e Pan-Americano de Juvenis.
O treinador disse que seu principal objetivo nos novos cargos é de continuar sendo um elo entre os treinadores e atletas e a Confederação Brasileira de Atletismo. "Vamos continuar fazendo nosso papel e, com essas novas funções, trabalhar no sentido de levar e buscar reivindicações e opiniões dos treinadores e atletas para a CBAt", comentou.
Entre os atletas treinados por João Paulo, destacam-se Elisângela Maria Adriano (arremesso de peso e lançamento de disco), Luís Fernando da Silva (recordista Brasileiro do lançamento do dardo), Alessandra Nobre Rezende (campeã Brasileira do lançamento do dardo) e Katiuscia Maria Borges de Jesus (vice-campeão Brasileiro do lançamento do martelo e disco).