Rio - Os dirigentes do handebol brasileiro reunidos no último final de semana para participar da Assembléia Geral Ordinária da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), em Aracaju (SE), aprovaram a criação da Escola Nacional de Treinadores e Árbitros de Handebol – que tem como principal objetivo aperfeiçoar e capacitar profissionais – e a criação do Departamento de Handebol Escolar e Universitário.
De acordo com o presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira, a homologação dos dois projetos era um sonho antigo da entidade, que quer colocar o handebol como modelo e referência no esporte nacional.
“Antes não tínhamos um departamento específico para cuidar das competições de estudantes. Agora, com o Departamento Escolar e Universitário, vamos fazer com que o handebol escolar fique mais forte e aprimorado", explicou, lembrando que esta iniciativa irá estimular os atletas das categorias de base.
Outro assunto discutido durante a reunião foi o convênio firmado com a Universidade de São Paulo (USP), que irá realizar um curso de especialização, com carga de 360 horas, direcionado para os profissionais de handebol. Além desse curso, a CBHb se comprometeu em realizar o Encontro Nacional de Professores de Educação Física, que trabalham com a modalidade, no mês de setembro, na Praia do Leste (PR). O objetivo é promover, uma vez por ano, um debate entre os profissionais.