Londres - A Arrows estreou seu novo carro, o A23, durante testes em Valencia na quarta-feira, no início da preparação da equipe para a temporada 2002 de Fórmula 1.
O brasileiro Enrique Bernoldi pilotou o carro novo em público pela primeira vez no circuito espanhol, mas completou apenas 18 voltas e terminou em 12º. lugar, com o tempo de 1m16s586.
Segundo ele, o volante está extremamente pesado. “Depois de três voltas fortes, dá a impressão de que os braços não vão obedecer mais'', comentou o piloto de Curitiba. “Vou ter de fazer muita musculação para as corridas da Austrália e da Malásia. A boa notícia é que em Interlagos, o carro já vai ter um sistema de servo-assistência (direção hidráulica)'', afirmou.
Mesmo assim, Bernoldi considerou o saldo do dia positivo. ''Os únicos problemas foram a quebra da bomba de gasolina e um erro no mapeamento do diferencial, o que é até surpreendente para um carro que ainda não rodou nem 100 quilômetros entre a segunda-feira e este primeiro teste de pista. O carro parece ser rápido e vamos andar bem mais na frente neste ano''.
Bernoldi ficou mais de três segundos atrás do italiano Giancarlo Fisichella, que continua sua familiarização com o novo carro da Jordan e foi o mais rápido dos testes.
A melhor volta de Fisichella foi de 1min13s297, sendo quase meio segundo mais rápido que o colombiano Juan Pablo Montoya, da Williams.
O alemão Nick Heidfeld, que liderou os treinos de terça-feira, foi o terceiro do dia, ficando à frente do alemão Ralf Schumacher e de seu companheiro de Sauber, o brasileiro Felipe Massa.
Em Mugello, na Itália, os pilotos de teste da Ferrari Luca Badoer e Luciano Burti trabalharam a parte eletrônica e pneus no mesmo dia em que seus colegas Michael Schumacher e Rubens Barrichello apresentavam o novo carro, F2002, em Maranello. Schumacher e Barrichello entrarão na pista na quinta-feira.
A temporada 2002 da Fórmula 1 começa em 3 de março, em Melbourne.