Rio - Os quatro integrantes que faltavam para completar a equipe brasileira de bobsled chegaram aos Estados Unidos na manhã desta quarta. Cristiano Paes, Edson Bindilatti, Matheus Inocêncio e o reserva Rodrigo Paladino já estão na Vila Olímpica de Salt Lake City, construída no campus da universidade local.
“Há um ano participei da minha primeira prova, que foi disputada justamente na pista olímpica daqui. É um percurso muito curto e veloz. Emoção é o que não vai faltar”, prevê o paulista Cristiano.
Um cavaquinho, dois pandeiros e um atabaque servirão para esquentar os momentos de folga na Vila. “A gente faz o nosso carnaval por aqui mesmo”, afirmou o baiano Edson Bindilatti, um dos mais animados do grupo.
A Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Inverno será realizada na sexta-feira, no Estádio Olímpico de Rice-Eccles. A porta-bandeira da delegação será Mirella Arnhold, primeira atleta do país a se classificar para os Jogos com base nos índices técnicos exigidos pela Federação Internacional de Ski.
A estréia do Brasil na competição será domingo, com o luge, no Parque Olímpico de Utah. Ricardo Raschini e Renato Mizoguchi tentarão se classificar para as finais do torneio, que termina na segunda-feira. O time brasileiro que compete em Salt Lake, composto por 11 atletas, é o maior da história.
Mudança de planos - O hasteamento da bandeira brasileira na Vila Olímpica foi adiado para sexta-feira, às 16h (de Brasília). A solenidade de boas-vindas estava marcada para esta quarta, mas uma nevasca acabou atrapalhando a programação. A cerimônia terá a presença do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.