Barcelona - Barcelona será a partir de sábado até o dia 17, a capital mundial do futebol em função da primeira edição do salão Planet Futbol, que reunirá as principais empresas, órgãos e personalidades relacionadas ao esporte.
O salão Planet Futbol foi aberto nesta sexta-feira pelo presidente do Comitê Organizador, Jaume Llauradó, em um ato que contou com a presença de várias personalidades, tais como o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Angel Maria Villar, o presidente da Liga Nacional de Futebol Masculino, Antonio Franco, o técnico da seleção espanhola, José Antonio Camacho e o presidente da Federação Catalã de Futebol, Jaume Roura.
Durante o ato de abertura foi exibido o troféu original da Copa do Mundo de futebol em uma vitrine, troféu que a França, atual campeã, cedeu para que ser exposto no salão antes de este ser devolvido à FIFA para ser disputado novamente na Copa do Japão e da Coréia no próximo verão.
O salão, que espera a visita de 300.000 pessoas, ocupará 40.000 metros quadrados na feira de Montjuic, na qual estarão 150 expositores e 220 marcas.
O Planet Futbol não exibirá apenas produtos e serviços, mas haverá palestras paralelas e eventos importantes relacionados ao futebol, além de algumas partidas.
O amistoso entre as seleções da Espanha e de Portugal, na próxima quarta-feira, no Estádio Olímpico de Montjuic, o de terça-feira entre a Espanha (campeã do mundo e da Europa) e a Rússia (subcampeã da Europa) e a celebração a partir de sexta-feira do Campeonato da Europa de seleções nacionais de futebol de praia serão as atividades esportivas de maior destaque no Salão.
O futebol feminino e as categorias inferiores também terão seu espaço com a disputa de várias partidas e campeonatos, entre os quais se destaca a "Predator Cup", destinada a futebol 6 na categoria mirim, e uma fase classificatória da "Fox Kids Cup", um campeonato de futebol 6 que este canal infantil de televisão organiza, cuja final será disputada em Orlando (EUA).
Entre outros eventos, destaca-se o Congresso Internacional de Futebol Profissional, no qual dirigentes da UEFA, dos clubes, representantes dos jogadores e empresas relacionadas ao futebol debaterão sobre os principais aspectos relacionados a este esporte.
Participarão deste congresso o diretor-chefe da UEFA; Gerhard Aigner; o ministro português de Esportes, José Lello; o subdiretor de Esportes da União Européia, Jaume Andreu; os presidente do Barcelona e do Real Madrid, Joan Gaspart e Florentino Pérez, respectivamente; os vice-presidente do AC Milão e do Bayern de Munique, Adriano Galliani e Uli Hoeness; o presidente da Associação de Jogadores Espanhóis, Gerardo González; e o ex-técnico espanhol Javier Clemente.
Paralelamente ao congresso, serão realizadas durante o salão outras discussões sobre a relação entre o futebol e a preparação física, o exame antidoping, a causa das lesões, a biomecânica e a medicina.
Além desses debates, coincidindo com o Planet Futbol será realizada em Barcelona uma assembléia do G-14, organização que reune os 14 clubes europeus mais importantes, assim como, uma reunião de trabalho do Comitê de Disciplina da UEFA.
Durante estes dias, os visitantes do Salão poderão conhecer produtos e serviços exibidos por empresas relacionadas com o futebol, clubes ou instituições.
Entre os clubes que terão presença de destaque no Planet Futbol estão o Barcelona e o Real Madrid.
O Real Madri exibirá nada menos que as oito Taças da Europa que o colocaram como o maior clube do continente, enquanto que o Barcelona disporá de um enorme pavilhão de 670 metros quadrados no qual as crianças poderão brincar em um circuito de futebol no qual se falará sobre os principais dados da história e da atualidade do clube.
Outros clubes também estarão representados com expositores, como o Espanyol, Málaga, Sevilha, Jaen, Córdoba, Recreativo de Huelva, o Cádis, Xerez, Poliesportivo Ejido, o Sporting de Lisboa e o Benfica.
A Federação Espanhola de Futebol e a Liga de Futebol Profissional também terão seu espaço junto às mais importantes ligas européias, como a inglesa, a italiana, a francesa, a portuguesa, a escocesa e a grega, assim como, junto à Associação de Futebol Nigeriano.
O salão reunirá também as grandes marcas de roupa esportiva, tais como Adidas, Nike, Puma, Kelme, Kappa, Lotto e Joma, assim como escolas de futebol, grandes centros esportivos, torneios e empresas de todo tipo relacionadas de alguma maneira com o futebol, entre elas os principais representantes da imprensa espanhola.
Uma espetacular exposição de arte e antiguidades relacionadas com o futebol, que ocupará 2.000 metros quadrados, e um leilão beneficente de camisetas e objetos propriedade de alguns importantes jogadores serão outras atrações do salão.