Salt Lake City - O reforço sem precedentes da segurança tranqüilizou visivelmente os habitantes de Utah; 63% deles acham que um ataque terrorista durante os Jogos de Inverno seja pouco provável, segundo pesquisa revelada nesta sexta-feira pelo jornal Deseret News.
A pesquisa, baseada em respostas de 408 pessoas, demonstra um sensível aumento da confiança em relação a 26 de setembro quando 59 por cento da população acreditava na possibilidade de uma eventual ação terrorista.
A sondagem, com margem de erro de 6%, revela que 87% têm confiança no esquema de segurança em vigor para administrar adequadamente um complô, contra um percentual de 72% em setembro.
Os organizadores dos Jogos obtiveram um adicional de US$ 50 milhões do governo, depois dos atentados terroristas de 11 de setembro em Washington e Nova York. Com isso, o orçamento destinado ao setor foi para US$ 300 milhões.
A segurança compreende a presença de forças da guarda nacional (mais de 3.000), que se somam aos efetivos da polícia, do FBI e dos serviços secretos. Aviões F16 estão em alerta numa base próxima para garantir a segurança no espaço aéreo do perímetro olímpico.