Rio - Com uma falta de Gandini Melina no desempate, o cavaleiro Rodrigo Pessoa terminou em 25.º lugar na prova Clube dos Líderes, disputada nesta sexta-feira, no primeiro dia de competição do Concurso Internacional de Saltos de Bordeaux, na França.
A prova foi válida como primeira classificatória do torneio para a seletiva para a Copa do Mundo de Leipzig, na Alemanha. Este é o segundo concurso do ano do brasileiro, que estreou na semana passada em Zurique, na Suíça.
O conjunto brasileiro zerou o primeiro percurso e passou com outros 38 concorrentes para o desempate. Uma falta num obstáculo de 1,40 metro de altura tirou a oportunidade do atual campeão mundial lutar pelas primeiras colocações. Resultado: 25.ª colocação, com quatro pontos perdidos, em 24s76.
O vencedor foi o francês Eric Navet, com Ella du Moulin II, que fez os dois percursos sem faltas, terminando o desempate em 21s31. O inglês Tim Stockdale, com Glenwood Springs, ficou em segundo lugar, com 22s04, seguido do alemão Ludger Beerbaum, com Champion du Lys, em 22s31. A prova reuniu 65 conjuntos.
Rodrigo volta a competir com Gandini Melina nas provas intermediárias deste sábado e domingo no moderno Parque de Exposições de Bordeaux. Para as provas mais fortes, como a final da seletiva para a Copa do Mundo e o Grande Prêmio de domingo, ele formará conjunto com Gandini Lianos, uma animal muito mais experiente.
O concurso francês, que distribuirá US$ 2,6 milhões em prêmios, reunirá os melhores conjuntos do mundo. Os cavaleiros mais bem colocados no ranking mundial da Federação Eqüestre Internacional (FEI), por exemplo, confirmaram presença e garantiram a realização de uma grande festa em Bordeaux.
Entre os grandes favoritos da competição, estão os alemães Ludger Beerbaum, Lars Nieberg e Franke Sloothaak, o belga Ludo Philippaerts, o inglês Michael Whitaker, o sueco Rolf-Göran Bengtsson e o suíço Markus Fuchs, além de Rodrigo Pessoa, todos entre os dez primeiros colocados no ranking, divulgado no início da semana pela FEI, na cidade suíça de Lausanne.