Salt Lake City - O presidente americano George W. Bush inaugurou os XIX Jogos Olímpicos de Inverno, em cerimônia realizada na noite de sexta-feira no estádio olímpico de Rice-Eccles, em Salt Lake City (Utah).
Cerca de 2.500 atletas de 77 países disputarão até o dia 24 de fevereiro nas instalações esportivas construídas nas montanhas Wasatch.
Bush presidiu a cerimônia acompanhado pelo titular do Comitê Olímpico Internacional (COI), o suíço Jacques Rogge, e o secretário-geral da ONU, Kofi Anan.
Depois do discurso de abertura de Bush, o presidente do COI fez pedido a todos os atletas para que compitam sob os ideais olímpicos renovados pelo barão Pierre de Coubertain.
"Atletas do mundo inteiro, os Jogos para os quais estiveram se preparando durante tanto tempo começaram, finalmente. Seus sonhos se transformarão em realidade e os anos de entrega total e sacrifícios serão recompensados", discursou Rogge.
Momentos antes, sob um impressionante silêncio, foram hasteadas as bandeiras do COI e dos Estados Unidos, esta última encontrada na Zona Zero, entre os escombros do Worl Trade Center de Nova York, depois dos atentados de 11 de setembro.
Logo depois teve início o desfile dos países participantes e, de acordo com o protocolo olímpico, a primeira delegação a entrar no estádio foi a da Grécia, berço dos Jogos Olímpicos da Antiguidade e sede das primeiras olimpíadas da Era moderna.
Com atiradores de elites localizados em pontos estratégicos, caças de combate F-16 patrulhando os céus de Salt Lake City e esquadrões de bombas e milhares de policiais, os Jogos requereram a maior operação de segurança da história dos Estados Unidos.
No entanto, os controles policiais em torno do estádio não conseguiram impedir a primeira manifestação de protesto em torno dos Jogos.
No mesmo instante em que era realizada a cerimônia de abertura, cerca de 300 membros da seita Falungong desafiaram as baixas temperaturas, enquanto que exibiam velas acesas e cartazes com inscrições do tipo "Proteger o espírito olímpico" e "Detenham a perseguição da Falungong na China".