CAPA ESPORTES
 Últimas
 Copa de 2002
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Cartões
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Parreira sobe ao pódio nos Jogos de Inverno
Domingo, 10 Fevereiro de 2002, 12h29

Salt Lake City (EUA) - Na primeira rodada de competições das Olimpíadas de Inverno, a italiana Stefanía Belmondo ganhou no sábado a primeira medalha de ouro dos Jogos, com a vitória na prova de 15 quilômetros de esqui de fundo, estilo livre.

O fundista Johann Muehlegg voltou a colocar a Espanha no quadro de medalhas olímpico de inverno com a vitória nos 30 quilômetros, estilo livre, 30 anos depois de Franciso Fernández Ochoa no slalom de Saporo 1972.

Já o holandês Jochem Uytdehhage, nos 5.000 metros de patinação de velocidade, e a norueguesa Kari Traa no esqui artístico, completaram o quadro mais disputado dos Jogos na primeira rodada, realizada com bom tempo.

Por sua vez, o finlandês Jaakko Tallus, debutante nos Jogos, ganhou o salto (90 metros) da combinada nórdica e ficou na melhor posição para o fundo (15 quilômetros), domingo. A prova foi acompanhada por 17.000 espectadores.

Os Jogos tiveram na italiana Belmondo sua primeira medalhista de ouro, que venceu nos 15 quilômetros de esqui de fundo, estilo livre, para somar oito medalhas em Olimpíadas.

Belmondo, de 33 anos, em seus quartos Jogos, se impôs à russa Larissa Lazutina e à checa Katerina Neumannova. Nesta prova se registrou a primeira desclassificação dos Jogos, que afetou a armênia Margarir Nikolyan, sancionada por mostrar marcas comerciais em sua roupa durante a competição.

Ante 13.685 espectadores, a norueguesa Kari Traa, bronze em Nagano 1998, cumpriu sua condição de favorita e acrescentou o ouro à longa lista de vitórias na especilidade de buracos do esqui artístico, impondo-se com facilidade à americana Shannon Bahrke (prata) e à japonesa Tae Satoya, campeã olímpica anterior.

Os torcedores norte-americanos que encheram o Utah Olympic Oval esperavam o primeiro ouro para seu país, mas o holandês Uytdehaage, em seus primeiros Jogos, venceu na frente da esperança local Derek Parreira e do alemão Jens Boden, nos 5.000 metros de patinação de velocidade. Com 6:14.66, Uytdehaage melhorou, além disso, o recorde do mundo em mais de três segundos, numa corrida muito rápida, já que se bateu a marca duas vezes, a primeira com o americano Parreira, de origem mexicano, e depois com o campeão.

"Estar no pódio é incrível. É um sonho", disse Parreira. Os cinco primeiros tempos da corrida melhoraram o recorde olímpico anterior, que pertencia ao holandês Gianni Romme.

A Holanda é a grande dominadora deste esporte. Também começou hoje a fase prévia do hóquei sobre gelo com o triunfo da Bielorrússia sobre a Ucrânia por um a zero.

Efe

 

 VEJA AINDA
Jogos Olímpicos de inverno
Holandês bate recorde mundial na patinação no gelo
Americano bate recorde mundial no gelo
Presidente dos EUA abre Jogos de Inverno
Russa e polonês expulsos dos Jogos de Inverno por doping
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade