Salt Lake City (EUA) - Na primeira rodada de competições das Olimpíadas de Inverno, a italiana Stefanía Belmondo ganhou no sábado a primeira medalha de ouro dos Jogos, com a vitória na prova de 15 quilômetros de esqui de fundo, estilo livre.
O fundista Johann Muehlegg voltou a colocar a Espanha no quadro de medalhas olímpico de inverno com a vitória nos 30 quilômetros, estilo livre, 30 anos depois de Franciso Fernández Ochoa no slalom de Saporo 1972.
Já o holandês Jochem Uytdehhage, nos 5.000 metros de patinação de velocidade, e a norueguesa Kari Traa no esqui artístico, completaram o quadro mais disputado dos Jogos na primeira rodada, realizada com bom tempo.
Por sua vez, o finlandês Jaakko Tallus, debutante nos Jogos, ganhou o salto (90 metros) da combinada nórdica e ficou na melhor posição para o fundo (15 quilômetros), domingo. A prova foi acompanhada por 17.000 espectadores.
Os Jogos tiveram na italiana Belmondo sua primeira medalhista de ouro, que venceu nos 15 quilômetros de esqui de fundo, estilo livre, para somar oito medalhas em Olimpíadas.
Belmondo, de 33 anos, em seus quartos Jogos, se impôs à russa Larissa Lazutina e à checa Katerina Neumannova.
Nesta prova se registrou a primeira desclassificação dos Jogos, que afetou a armênia Margarir Nikolyan, sancionada por mostrar marcas comerciais em sua roupa durante a competição.
Ante 13.685 espectadores, a norueguesa Kari Traa, bronze em Nagano 1998, cumpriu sua condição de favorita e acrescentou o ouro à longa lista de vitórias na especilidade de buracos do esqui artístico, impondo-se com facilidade à americana Shannon Bahrke (prata) e à japonesa Tae Satoya, campeã olímpica anterior.
Os torcedores norte-americanos que encheram o Utah Olympic Oval esperavam o primeiro ouro para seu país, mas o holandês Uytdehaage, em seus primeiros Jogos, venceu na frente da esperança local Derek Parreira e do alemão Jens Boden, nos 5.000 metros de patinação de velocidade.
Com 6:14.66, Uytdehaage melhorou, além disso, o recorde do mundo em mais de três segundos, numa corrida muito rápida, já que se bateu a marca duas vezes, a primeira com o americano Parreira, de origem mexicano, e depois com o campeão.
"Estar no pódio é incrível. É um sonho", disse Parreira.
Os cinco primeiros tempos da corrida melhoraram o recorde olímpico anterior, que pertencia ao holandês Gianni Romme.
A Holanda é a grande dominadora deste esporte.
Também começou hoje a fase prévia do hóquei sobre gelo com o triunfo da Bielorrússia sobre a Ucrânia por um a zero.