São Paulo – A prefeitura do Rio foi condenada a pagar ao Vasco 100 salários mínimos (R$ 18 mil) por conta da piada de um servidor contra o clube de São Januário. A informação é jornal carioca O Dia.
Um funcionário da prefeitura escreveu na Guia de IPTU do Vasco, ao invés do nome do clube: “Otário da Gama – Rebaixado do Carnaval”. A provocação aconteceu depois que a escola de samba Unidos da Tijuca homenageou o time em seu desfile e foi rebaixada para segunda divisão do Carnaval de 98.
“Só agora fiquei sabendo disso. Vou checar com a Secretaria (Municipal de Fazenda) e, se for o caso, pedir mil desculpas ao clube que eu tanto respeito e que foi o time de meu pai”, disse o prefeito César Maia, que é botafoguense. O incidente aconteceu na gestão de seu antecessor, Luiz Paulo Conde.
O Município perdeu a ação em segunda instância e descartou recorrer por já ter ficado satisfeito com a redução da multa de 600 (R$ 108 mil) para 100 salários mínimos. O funcionário autor da brincadeira não foi identificado.
O Vasco encara o processo como uma maneira de revanche contra a honra do clube que foi abalada. “Esse processo é muito mais importante pela atitude do que pelo valor”, afirmou o vice jurídico do clube, Paulo Reis.