Londres - Jennifer Capriati recebeu o prêmio de Jogadora do Mês, oferecido pela Associação de Tênis Feminino, pelo seu desempenho em janeiro de 2002.
A norte-americana recuperou no início do ano a primeira posição no ranking mundial, além de defender, com uma emocionante vitória no terceiro set, o título do Aberto da Austrália, contra a suíça Martina Hingis.
Capriati tornou-se a primeira mulher a salvar quatro match points numa final de Grand Slam, antes de vencer por 4-6, 7-6 e 6-2.
Ela foi também a primeira cabeça-de-chave número um a sagrar-se campeã de um torneio do Grand Slam desde que Hingis ganhou o Aberto da Austrália em 1998.
Capriati entrou também para um seleto clube: tornou-se a sexta mulher desde 1968 a defender com sucesso o título do Aberto da Austrália, juntando-se a Margaret Court, Evonne Goolagong, Steffi Graf, Monica Seles e Hingis.
Ao lado da compatriota Venus Williams, Capriati manteve a invencibilidade norte-americana em torneios de Grand Slam. Juntas, conquistaram os sete últimos títulos. Os Estados Unidos têm 10 das últimas 11 campeãs.
Esta foi a quarta vez que Capriati recebeu o prêmio de Jogadora do Mês desde que ele foi instituído, durante a temporada de 2001.