Seul - Porta-aviões norte-americanos e aviões espiões serão mobilizados na península coreana durante a realização da próxima Copa do Mundo de Futebol, cuja organização é compartida pela Coréia e o Japão, assim como nos Jogos Asiáticos, publica nesta quinta-feira um jornal sul-coreano.
Segundo jornal o "JoongAng Ilbo", este dispositivo militar vai ser estabelecido a pedido da Coréia, por isso os Estados Unidos enviarão aviões "Awacs", que sobrevoarão permanentemente a península.
Enquanto que 37.000 soldados norte-americanos estão destacados na Coréia do Sul, o Governo americano assegura que "sempre é possível" reforçar este dispositivo em caso de eventos importantes que se desenvolvam neste país.
Neste sentido, o presidente do Comitê Organizador, Lee Yun-Taek, advertiu em janeiro que o tratamento à equipe dos Estados Unidos, por isso também se refere a segurança, "será exatamente o mesmo que aos outros 15. Todos são muito importantes e não haverá discriminação em matéria de segurança".
Para a Copa do Mundo de Futebol, que acontecerá na Coréia de Sul e no Japão a partir do próximo dia 31 de maio até 30 de junho, os dois países organizadores estabelecerão medidas de segurança muito estritas, especialmente depois dos atentados do passado 11 de setembro.
Nesta linha, os coreanos decidiram que, durante a competição, estarão proibidos sobrevoôs sobre estádios onde se realizem os jogos.