Rio - As principais triatletas brasileiras vão disputar neste domingo o Fast Triatlo feminino, às 9h, Ponta da Praia, em Santos (SP).
Acostumadas a viajar para o exterior em busca de provas de nível internacional, dessa vez Carla Moreno, Mariana Ohata Sandra Soldan e Gisele Bertucci (reserva) não precisarão sair de casa para ter a companhia das adversárias internacionais.
Triatletas de ponta da Argentina, Canadá, Estados Unidos, Japão e Nova Zelândia também vão estar no evento. A distância, diferente das tradicionais de triatlo, como a olímpica quando as atletas percorrem 1.500m de natação; 40km de ciclismo e 10km de corrida, será de 250m de natação, 4Km de ciclismo e 1300m de corrida, divididas em três baterias de 15 minutos cada.
“É uma competição forte, pois algumas das principais triatletas do mundo estarão aqui. É muito bom poder disputar um torneio deste nível sem precisar sair do Brasil. Em 2001, vencemos o Fast e este ano vamos tentar o bicampeonato”, afirma Carla Moreno.
Sua companheira de equipe Mariana Ohata, vice-campeã do Pré-Olímpico da Argentina e integrante da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Sidney-2000, também está animada com a competição. “É mais uma oportunidade de melhorarmos a nossa qualidade técnica sem precisarmos nos cansar com as longas viagens.”
Algumas das fortes adversárias que as brasileiras vão enfrentar são as canadenses Carol Montgomery, sexta do mundo, e Sharon Donelly, medalha de ouro no Pan-americano de Winnipeg-99, no Canadá, além da americana Jennifer Gutierrez, melhor triatleta de seu país nas Olimpíadas de Sydney.