Salt Lake City (EUA) _ Os canadenses Jamie Sale e David Pelletier vão receber uma medalha de ouro na patinação artística em duplas depois que uma juíza francesa foi suspenso na sexta-feira por conduta imprópria.
``A medalha de ouro vai ser dada para a dupla canadense'', disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, em uma entrevista coletiva na sexta-feira.
Rogge, procurando por um ponto final na indignação que dominou a primeira semana dos Jogos de Inverno, disse que a dupla russa que venceu a competição disputada na segunda-feira vai manter a medalha de ouro.
O presidente da Federação Internacional de Patinação (ISU, na sigla em inglês), Ottavio Cinquanta, disse que a juíza francesa Marie-Reine Le Gougne foi suspensa das Olimpíadas.
Le Gougne votou para a dupla russa Yelena Berezhnaya e Anton Sikharulidze em uma decisão apertada por 5 x 4.
``Nós suspendemos imediatamente a juíza de patinação artística Marie-Reine Le Gougne'', disse Cinquanta na entrevista coletiva.
``O conselho reuniu evidências suficientes de que esta pessoa foi responsável por mau comportamento. Os patinadores não foram julgados de modo justo''.
Cinquanta disse que Le Gougne ``praticamente admitiu'' que foi pressionada durante um encontro em que o juiz norte-americano, Ron Pfenning, estava presente. No início da semana, Cinquanta disse que Pfenning havia lhe entregue uma carta contendo ``algumas alegações''.
Ele disse que em caso do juiz sofrer qualquer tipo de pressão, é dever dele informar à comissão.
``Isso não aconteceu no caso de Mrs Le Gougne'', disse Cinquanta.
A decisão de segunda-feira causou muitos protestos no Canadá. A maioria dos observadores neutros acharam que o título deveria ir para a dupla canadense. A Associação Olímpica Canadanse apelou para que a ISU revisse a decisão.
``Este é um momento de orgulho para todos os canadenses e um marco para a patinação artística'', disse a presidente da Skate Canada, Marilyn Chidlow.