São Paulo – Gustavo Kuerten caiu na estréia do Torneio de Buenos Aires. O carrasco foi o argentino Agustin Calleri (74º do ranking), que despachou o brasileiro por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (7/5) e 7/6 (7/4), em 2h19 de jogo.
Essa foi a segunda derrota de Guga em partidas oficiais neste ano. Ele também foi eliminado na estréia no Aberto da Austrália. Depois disso iniciou o tratamento de uma lesão no quadril, e ainda não está 100%. Com o resultado, o brasileiro, que defendia o título do torneio, deixa de ganhar 200 pontos no ranking da ATP.
Calleri enfrenta na segunda rodada o também brasileiro Fernando Meligeni, às 21h desta quinta-feira. Fininho passou fácil pelo norte-americano Michael Russel na segunda-feira.
O primeiro set esteve equilibrado até o sexto game, quando Guga teve triplo break point, mas deixou escapar a chance. Calleri inverteu os papéis e quebrou o serviço do brasileiro no sétimo game. Venceu o oitavo e voltou a derrubar o saque de Guga no nono game, fechando o set em 34 minutos com um 6/3.
Guga tomou uma quebra já no segundo game do segundo set, mas devolveu no game seguinte. Empatou o set em três games e levou a decisão para o tie-break, fechando o set em 52 minutos.
O brasileiro recebeu atendimento médico na coxa direita após o terceiro game do terceiro set, que seguiu sem quebras até o tie-break, vencido pelo argentino em 49 minutos.