Buenos Aires - Gustavo Kuerten sofreu na terça-feira à noite sua 11a. derrota nos últimos 12 jogos e, apesar de ter ficado afastado das quadras por mais de um mês por causa de uma contusão no quadril, tentou minimizar a influência da lesão na derrota por 2 sets a 1 para Augustin Calleri na estréia do Torneio de Buenos Aires, na terça-feira.
``A pressão e a contusão não foram o problema, foi uma questão de ritmo. A cabeça tem que funcionar como o corpo. Isso vai acontecer com o tempo e com mais jogos'', disse o brasileiro, que perdeu por parciais de 6/3, 6/7 (5/7) e 7/6 (7/4).
``Não quero culpar a contusão pelo resultado. Isso não tem nada a ver com a derrota de hoje. Não joguei bem e não me senti à vontade na quadra'', completou.
Foi o primeiro jogo de Guga no saibro, sua superfície preferida, desde que conquistou o título do Torneio de Stuttgart em julho do ano passado. Nesse piso, ele venceu 34 dos 36 jogos que disputou em 2001, mas desta vez não conseguiu superar a velocidade e o jogo agressivo do argentino.
Calleri ficou maravilhado com sua primeira vitória em três jogos contra Guga. ``Foi um jogo bastante difícil, e tive sorte quando tudo deu certo para mim no final'', disse Calleri.
A derrota é a segunda consecutiva de Guga no ano. O brasileiro havia perdido em cinco sets sua partida de estréia no Aberto de Austrália, em janeiro, quando voltou a sentir dores na região do quadril. Agora, Guga vai disputar o Torneio de Acapulco, a partir de 25 de fevereiro.