Chipre - O paraíso dos clubbers, Ayia Napa, mais conhecida por suas festas que varam as noites de verão - as famosas raves - é um imã para os jogadores de futebol, que tentam escapar do inverno rigoroso para poder treinar num clima mais agradável, se possível com sol.
Alguns dos melhores jogadores da Europa e da Ásia viajam para Chipre para treinar nos campos locais, dando ao turismo da ilha mediterrânea um muito bem recebido empurrãozinho entre os meses de janeiro e maio.
Os moradores locais exibem com orgulho uma lista dos times que mais parece um guia das principais equipes do leste europeu. CSKA Moscou, Legia Varsóvia, Estrela Vermelha de Belgrado e o Rapid Bucareste. Estes são apenas alguns dos times que visitaram Chipre nesta temporada.
Este mês, técnicos russos reuniram um grupo de cerca de 20 jogadores das categorias de base do CSKA Moscou e fizeram um forte treinamento nos gramados. Em outro campo, o técnico de um time da segunda divisão da Rússia passava instruções aos gritos para seus jogadores nos intervalos em que não estava assoprando seu apito.
``Eles são forçados a trabalhar muito, arduamente'', disse o
responsável pela manutenção dos 15 campos que Ayia Napa tem alugado para 90 times diferentes nesta temporada.
``Eles estão aqui todo dia. Eles não conhecem férias ou finais de semana'', continuou.
O grande número de times que vai para a ilha é ótimo para um lugar cuja economia depende muito do turismo. Entre abril e setembro o movimento é muito grande, mas cai drasticamente nos meses seguintes, transformando muitos resorts em cidades fantasmas.
A presença dos times ajuda a compensar a situação de abandono de Ayia Napa durante os meses de inverno.