Salt Lake City - A delegação russa dos Jogos Olímpicos de Inverno ameaçou nesta quinta-feira boicotar as competições que ainda restam do programa, e acusou os juízes e árbitros de não serem objetivos.
O protesto, manifestado em entrevista coletiva, ocorreu devido ao afastamento da equipe russa da prova de revezamentos 4x5 de esqui de fundo.
A esquiadora Larissa Lazutina não participou da competição na quinta-feira porque um exame de sangue seu revelou uma quantidade muito alta de hematócritos, o que foi posteriormente confirmado pelo COI.
"Disse ao presidente do COI, Jacques Rogge, que não concordávamos com a decisão dos juízes da patinagem artística e no esqui de fundo", declarou Leonid Tyagachev, presidente do Comitê Olímpico russo e chefe da delegação do país nos Jogos de Salt Lake City.
"Precisamos de um esporte limpo. Não aos jogos políticos, e sim aos esportivos", disse.
Tyagachev contou que Rogge lhe informou que conversaria com as federações desportivas de hóquei, esqui e patinagem, especialmente.
"Se a Rússia não é necessária no mundo esportivo e no movimento olímpico, estamos prontos para sair da Vila Olímpica e vamos participar junto com os que organizarem competições limpas e com juízes objetivos."