Hóquei: EUA e Canadá vão lutar pelo ouro
Sábado, 23 Fevereiro de 2002, 14h31
São Paulo - Assim como no feminino, Estados Unidos e Canadá vão lutar pela medalha de ouro do hóquei no gelo masculino nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, em Salt Lake City. Rússia e Bielo-rússia vão disputar a medalha de bronze.
Na primeira semifinal do dia, os candenses não tiveram trabalho para derrotar os bielo-russos. A goleada por 7 a 1 pôs o Canadá na final olímpica 50 anos depois de sua última medalha de ouro no hóquei.
Mas a emoção estava guardada para segunda semifinal. Depois de ameaçar boicotar a partida por causa da revolta com as decisões dos juízes em outras provas olímpicas, os russos entraram dispostos a evitar a repetição do "Milagre no gelo" de 22 anos atrás. Em 1980 os EUA derrotaram a antiga União Soviética, franca favorita ao ouro, por 4 a 3 também nas semifinais.
Os Estados Unidos começaram melhores e abriram 3 a 0, dando a impressão de que venceriam com facilidade. Mas no terceiro e último período os russos reagiram e marcaram dois gols. No entanto a seleção da casa soube segurar o resultado para a alegria da torcida local.
Só que a partida também foi polêmica. O técnico da Rússia, Slava Fetisov, reclamou muito da arbitragem. Segundo ele, as marcações dos juízes tendiam sempre para time da casa. Os três gols americanos saíram em "power plays", quando o adversário tem um jogador punido e fica com um a menos. No fim do jogo, Danny Markov gritou com o juiz canadense Bill McCreary e foi suspenso da disputa pela medalha de bronze.
Lancepress!
|