São Paulo - A equipe brasileira de bobsled encerrou no sábado a participação do país nos Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City. O quarteto terminou a prova em 27º lugar entre os 33 participantes da competição.
A disputa consistia em quatro descidas na pista do Parque Olímpico de Utah, em Park City, cidade vizinha de Salt Lake. Foram duas na sexta-feira e duas no sábado, e a equipe com a menor soma dos quatro tempos levaria o ouro.
Nas duas descidas iniciais, na sexta-feira, os ``Bananas Congeladas'' -- como os brasileiros foram apelidados -- marcaram 48s91 na primeira e 48s76 na segunda, acabando o dia na 30ª posição.
Nas outras duas descidas de sábado, o time formado pelo piloto Eric Maleson e por Edson Bindilatti, Matheu Inocêncio e Cristiano Paes marcou 49s44 na primeira e 49s62 na segunda, totalizando 3min16s73 e atingindo a velocidade de 131km/h.
A medalha de ouro ficou com a equipe 2 da Alemanha, que marcou 3min07s51 e chegou a 138,6km/h. O time 1 dos EUA levou a prata, com 3min07s81. Os norte-americanos, com sua segunda equipe, também levaram o bronze, marcando 3min07s86.
O Brasil ficou uma posição à frente do time de Mônaco, pilotada pelo príncipe Albert Grimaldi, um veterano em participações em Olimpíadas de Inverno. Seu time marcou 3min17s19 e teve problemas na primeira descida do sábado.
Quatro equipes não conseguiram completar uma das descidas e foram desclassificadas.