Rio - O triatleta Rivaldo Martins, atual recordista mundial da distância olímpica, foi o campeão do Triatlon Internacional de Santos na categoria amputados, disputado neste domingo, em Santos. Ele completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 2h13min06s, chegando com uma larga vantagem em relação aos adversários.
Os compatriotas Fernando Cobra e Paulo de Almeida ficaram em segundo (2h40min04s) e terceiro (2h44min47s) lugares, respectivamente. “A largada foi tranqüila. Depois, na bike, pedalei sozinho o tempo todo. Na corrida, estava muito quente e achei melhor não arriscar imprimir um ritmo forte. No entanto, na metade final do percurso acelerei e nem senti tanto o calor. O próximo desafio será o Triatlon de Caiobá, no domingo que vem”, diz Rivaldo.
Esta semana o triatleta vai tirar o molde para fazer uma nova prótese. O material será fibra de carbono, como a que usa atualmente. A diferença será o formato, em forma de C. “É mais fechada, proporcionando um melhor desempenho na corrida. Depois de pronta, vou treinar com ela para quem sabe já usá-la no Ironman de Florianópolis, quando tentarei conquistar a vaga para o Mundial do Havaí.”