São Paulo - Uma verdadeira legião estrangeira vai invadir a Praia do Boqueirão, em Santos, neste domingo, a partir das 8h30, para a disputa do 11º Triatlo Internacional de Santos.
Além da australiana Michellie Jones, pentacampeã da prova, outros atletas com destaque no Circuito Mundial confirmaram presença. Os americanos Ken Glah, recordista da prova e vencedor em 95, e Metthew Reed, campeão do Fast Triatlo; o russo Alec Rukosuev, campeão do Ironman da Flórida em 2000; e a canadense Carol Montgomery, bicampeã do Internacional de Santos e vice-campeã mundial em 2000 são as atrações da disputa. A prova é a única da Liga Mundial Profissional TPT na América Latina.
A competição é vista como uma boa opção para os triatletas ganharem ritmo no início da temporada.
“Felizmente, a prova tem um respeito muito grande no cenário internacional. Estou bastante satisfeito com a presença destes triatletas, que tornarão a prova mito forte”, disse Núbio de Almeida, organizador da prova.
Ken Glah é, sem dúvida, o grande nome entre os estrangeiros. Mesmo sem ser especialista nas distâncias olímpicas (1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida), já que disputa o Circuito Ironman, com distâncias bem maiores, Ken possui resultados expressivos, como o bicampeonato do Ironman de Porto Seguro e o título do Circuito Mundial Ironman em 94, além de grande experiência.
Já Rukosuev e Metthew, por sua vez, também têm condições de brigar pelo primeiro lugar. Metthew, aliás, esteve competindo recentemente no Brasil, mas especificamente em Santos, durante o Fast Triatlo. Ele comandou a equipe americana ruma à vitória, demonstrando estar em ótima condição.
A grande ausência entre os atletas do exterior é o argentino radicado no Brasil, Oscar Galindez, pentacampeão da prova e três vezes vice. Ele ainda se recuperando de uma cirurgia no ombro, realizada no ano passado, e optou pelo repouso. Porém, já garantiu o retorno para o dia 17 de março, na primeira etapa do Troféu Brasil 2002.
A canadense Carol Montgomery é uma velha conhecida do público brasileiro. Ela já disputou várias edições do Triatlo Internacional de Santos, tendo vencido em duas oportunidades: 1994 e 1995. Além disso, a triatleta ainda tem em seu currículo o título de vice-campeã mundial da modalidade na temporada 2000.