Rio - Sandra Pires já ganhou quase tudo o que disputou no vôlei de praia. Leila ainda dá seus primeiros passos e cortadas na areia. Mas as duas jogam, de quinta-feira a sábado, em arena na Praia de Ipanema, no Rio, com uma só meta: levar a coroa de Rainha da Praia.
Treinando juntas desde o ano passado, a dupla se separa esta semana para participar de um torneio com formato diferente de todos os outros dos Circuitos Brasileiro e Mundial.
Cada jogadora disputa partidas ao lado de parceiras diferentes durante a competição, que tem o objetivo de coroar a atleta mais completa da praia. Atual bicampeã, Sandra é umas das cinco pré-classificadas que só estréiam na sexta, a partir das 10h.
Ela está no grupo E, ao lado de sua ex-parceira Tatiana e de duas jogadoras que se qualificarão pelos resultados das partidas de quinta, que começam às 9h. Partidas que contarão com a presença de Leila no grupo B, junto de Érika, Cláudia e Shaylyn.
Serão três grupos de quatro jogadoras na quinta-feira. Cada uma delas disputará uma partida com uma parceira diferente até ter jogado ao lado de todas do seu grupo. Quem tiver mais vitórias dentro desse grupo se classificará para o dia seguinte.
As primeiras colocadas de cada uma das três chaves de quinta se juntarão na sexta-feira às cinco pré-classificadas. Essas oito serão divididas em dois grupos de quatro e, de cada um, sairão as duas primeiras. As quatro finalistas se enfrentarão dentro de um grupo no sábado para definir a campeã.
“É um torneio muito difícil e cansativo. Por isso, acho que quem ganha merece mesmo um aplauso. É preciso bolar uma tática para cada jogo e ainda vale como um treino individual”, diz a campeão olímpica Sandra, referindo-se à preparação para o Circuito Brasileiro deste ano, que tem sua primeira etapa acontecendo na semana que vem, entre 6 e 10 de março, em Porto Alegre.
Para Marcelo Del Negro, o Alemão, técnico de Sandra/Leila, a competição pode mesmo reverter em benefício para a dupla. “Claro que a dupla vai ganhar se o torneio levar a uma melhora individual das duas.”
A canhotinha Leila talvez seja quem mais pode tirar proveito do Rainha da Praia. Tendo trocado as quadras pela areia há pouco mais de seis meses, ela admite. “Ainda tenho muito o que aprender na praia mas estou gostando.”
As fotos de Leila como garota-propaganda
As fotos do 30º aniversário de Leila