Rio - No primeiro confronto entre duplas brasileiras nesta sexta-feira, durante a abertura da terceira etapa do Circuito Sul-Americano Feminino de Vôlei de Praia, em Campos, o equilíbrio foi a marca do jogo. No final, vitória de Sandra Mathias/Elaine sobre Rejane - campeã da segunda etapa da competição, disputada domingo passado, em Macaé, ao lado de Val - e Camila por 3 sets a 2, com parciais de 12/04, 11/13, 10/12, 16/14 e 12/08.
"Este primeiro jogo serviu para nos adaptarmos à quadra e à nova regra. No quarto set, chegamos a estar perdendo por 10 a 5, e ganhamos por 16 a 14, quando colocamos na cabeça que aquele era o momento do tudo ou nada", disse Sandra Mathias.
Vice-campeãs em Macaé, Ana Richa e Leninha também estrearam com vitória. Elas ganharam de Marcela/Mariana, por 3 a 0 (12/02, 12/04 e 12/09), em apenas 25 minutos. Apesar do resultado e do retrospecto, Ana Richa não considera a sua parceria favorita.
Na primeira partida do dia, Érika - campeã da etapa de abertura da temporada do Circuito Sul-Americano, a Bolívia, ao lado de Mônica Paludo - e Vanessa derrotaram Mary Jane e Suzana, do Chile, por 3 a 0 (12/01, 12/02 e 12/06). Uma forte chuva interrompeu as partidas durante 30 minutos.
Nesta terceira etapa do Sul-Americano Feminino está sendo adotanda uma nova regra de jogo, atendendo a uma solicitação da Federação Internacional. Ao contrário dos dois torneios anteriores, nos quais, os jogos foram disputados disputados em dois sets vencedores de 18 pontos, as partidas, agora, estão sendo realizadas em uma melhor de três sets de 12 pontos.
Dezesseis duplas femininas brigam pelo título desta terceira etapa do Circuito Sul-Americano, sendo 11 do Brasil e cinco estrangeiras. Neste sábado, os jogos na arena montada na praia do Farol começarão às 16 horas. A final será no domingo.