São Paulo - O Itamaraty vai montar uma estrutura consular especial para atender os brasileiros que viajarem à Coréia do Sul e ao Japão para assistir aos jogos da Copa do Mundo, disse uma autoridade do ministério.
Um escritório será montado na cidade coreana de Ulsan, sede do primeiro jogo do Brasil no Mundial, contra a Turquia, no dia 3 de junho, e local onde ficará hospedada a seleção durante a primeira fase da competição.
A missão diplomática contará com alguns funcionários que falam coreano e pelo menos uma outra língua -- de preferência português ou inglês. O objetivo é ajudar os torcedores em emergências que podem surgir durante a viagem.
A embaixada brasileira na Coréia está elaborando ainda uma lista de médicos, dentistas e advogados que também falem uma outra língua além do coreano.
"Brasileiros com problemas na Coréia podem recorrer ao consulado, que poderá indicar a melhor maneira de solucionar a questão e os profissionais mais indicados naquele país", disse o chefe da Divisão de Assistência Consular do Itamaraty, Paulo Tarrisse da Fontoura.
Fontoura explica, contudo, que os diplomatas brasileiros não poderão resolver todos os problemas, principalmente os legais. Por isso, aconselha que os torcedores se informem sobre a legislação e os costumes locais antes de embarcar.
O Itamaraty deve elaborar uma cartilha com essas informações para ser distribuída aos agentes de viagem brasileiros e nos aeroportos do país.
Esforços semelhantes foram realizados nas Copas do Mundo dos Estados Unidos (1994) e França (1998) e nos Jogos Olímpicos de Sydney (2000).
"Sempre mobilizamos nosso pessoal quando temos a expectativa de aumento no número de visitantes brasileiros, principalmente em eventos esportivos. Neste ano, a presença dos diplomatas será ainda mais importante pois a Copa será disputada em países onde a língua é mais difícil e os costumes, mais exóticos", ressaltou o diplomata.
O ministério ainda não definiu o local onde funcionará o consulado em Ulsan nem o número exato de funcionários que serão destacados para o trabalho, que deve ficar em torno de cinco. Em abril haverá um anúncio oficial com mais detalhes sobre a operação.