Porto Alegre - Mais de 600 atletas, de 45 países. Esses são os números da 19ª Copa Gerdau, que terá início na próxima segunda-feira, em Porto Alegre. A partir desta edição o torneio passa a fazer parte do Circuito Cosat, principal circuito infanto-juvenil da América do Sul.
Os melhores do mundo na categoria 16 anos já confirmaram presença. Dois brasileiros encabeçam a chave e defendem o título nesta 19a edição da Copa Gerdau. O "apadrinhado" da família de Gustavo Kuerten (Guga), Bruno Rosa, de 15 anos, atual número 1 do ranking brasileiro e da ITF; e Jenifer Widjaja, também número 1 nos dois rankings.
Bruno Rosa é treinado e supervisionado por Larri Passos, técnico de Guga.
A categoria 18 anos também vai contar com os maiores nomes da atualidade. Entre eles o argentino Brian Dabul, o cipriota Marcos Baghdatis, o uruguaio Marcel Felder (vice-campeão no ano passado), o britânico Alex Bogdanovic e o eslovaco Luka Gregorc, respectivamente números 1, 5, 7, 8 e 10 do ranking mundial da categoria na ITF (Federação Internacional de Tênis). No feminino, estão inscritas também a croata Matea Mezak, que defende o título do torneio, e a húngara Virag Nemeth, atuais números 3 e 8 do mundo.
A categoria 14 anos reúne 15 tenistas que aparecem entre os dez melhores do mundo, sete no feminino e oito no masculino. Os destaques ficam por conta da argentina Florência Molinero e do equatoriano Jean Durango, ambos número 2 do ranking internacional.
As categorias 10 masculino, e 12, masculino e feminino, são as únicas que concentram apenas brasileiros na disputa. Os destaques ficam por conta do irmão caçula do judoca medalhista olímpico, Thiago Camilo, Rafael, e de Lucas Abella, respectivamente campeão e vice dos 12 de um torneio infanto-juvenil disputado na semana passada, além de Rebeca Neves, líder do ranking dos 12.
A Copa Gerdau será disputada de 4 a 10 de março, nas categorias 10 anos – masculino; 12 anos – feminino e masculino; 14 anos – feminino e masculino; 16 anos – feminino e masculino; 18 anos – feminino e masculino.