Porto Alegre - O técnico Tite contará com todos os titulares na partida de amanhã no Olímpico, contra o Oriente Petrolero, da Bolívia, quando o Grêmio tentará manter 100% de aproveitamento na Copa Libertadores da América. Rodrigo Mendes, que era dúvida, treinou na tarde desta quarta-feira sem sentir nada no tornozelo direito, que ele machucara na véspera.
Mas o atacante, o maior destaque na partida de ida, em que marcou três gols na vitória por 4 a 2, garante que não será fácil. “Acho que o jogo daqui vai ser mais difícil. Os caras devem se fechar mais, o que não fizeram em casa”, prevê Rodrigo.
Anderson Polga e Zinho, que vinham de lesão e estiveram fora do último jogo pela Copa Sul-Minas, estão recuperados e com lugar garantido. O ala direita Anderson Lima e o atacante Fábio Baiano, que cumpriram suspensão por cartão amarelo na Sul-Minas, também retornam. Assim, o time formará com: Danrlei, Anderson Polga, Mauro Galvão e Róger; Anderson Lima, Fernando, Tinga, Zinho e Gilberto; Fábio Baiano e Rodrigo Mendes.
Como a equipe vem de um mau resultado (o 1 a 1 com o América, domingo, em Belo Horizonte), há um clima de críticas e cobranças por parte da torcida. Mas, também, de muita confiança, já que a equipe terá de volta quatro titulares absolutos e o adversário não é de meter medo.
Os jogadores tratam de tirar de cima o peso do favoritismo. “Só porque goleamos o Oriente na casa dele por 4 a 2, tem gente achando que aqui vamos fazer uma goleada ainda maior. Que bom que o futebol tivesse essa lógica. Só que não é assim”, diz Zinho.
O técnico Tite lembra que o jogo em Santa Cruz de la Sierra foi muito equilibrado. Depois de o Grêmio estar vencendo por 2 a 0, o Oriente Petrolero reagiu, empatou e chegou a chutar uma bola na trave antes de tomar o terceiro e o quarto gols em contra-ataques.
“É um time veloz e de técnica apreciável, que pode nos surpreender se facilitarmos”, alertou o treinador gremista.