Rio - A Federação Internacional de Automobilismo, FIA, vai apresentar um novo sistema de proteção às equipes da Fórmula 1 e da Fórmula 3000 durante o Grande Prêmio do Brasil. O HANS Device, que só será utilizado nas corridas do ano que vem, tem a função de evitar golpes e movimentos bruscos dos pescoços e cabeças dos pilotos.
Projetado pelos norte-americanos Robert Hubbard e Jim Downing, o sistema vem sendo testado há alguns anos, mas só agora foi aprovado para o uso na categoria. "É um excelente avanço para a Fórmula 1. Isso vai diminuir o risco de lesões mais graves como os traumas encefálicos e cervicais. Ele vai funcionar com um airbag", comenta o dr. Dino Altmann, diretor médico do Grande Prêmio do Brasil.
Considerado pela FIA e pela empresa Daimler Benz o método de segurança mais eficaz do momento, o equipamento é de fácil utilização. Feito em fibra de carbono e Kevlar, um material desenvolvido pela Hubbard & Downing, o Hans Device se apóia nos ombros do piloto e conecta-se ao capacete através de duas garras, garantindo os movimentos da cabeça para todos os lados.
Apesar de os movimentos serem conservados, alguns pilotos ainda se sentem um pouco incomodados com ele. É por isso que o sistema seguirá em processo de aperfeiçoamento até o fim do ano, quando deverá ser apresentada a versão final para a temporada 2003.