Viena - Áustria e Suíça lançaram oficialmente uma proposta para organizarem em conjunto a Eurocopa 2008, de acordo com as associações dos dois países.
A proposta é dividir o torneio entre os dois países, com quatro estádios sendo utilizados em cada um.
A Bósnia e a Croácia também lançaram uma proposta conjunta para receber os jogos, assim como fizeram a Grécia e a Turquia.
Existe ainda uma proposta feita pelos quatro países nórdicos -- Dinamarca, Suécia, Finlândia e Noruega -- que pretendem ser a sede da Eurocopa 2008, com cada um realizando jogos em dois estádios.
Escócia e Irlanda já apresentaram uma proposta conjunta e a Hungria é a única a ter apresentado uma proposta de sede única.
A oferta dos países deve fornecer à Uefa um dossiê completo até o final de maio deste ano. Cabe ao Comitê Executivo da Uefa escolher a sede do campeonato até dezembro de 2002.
A Eurocopa 2000 foi sediada em conjunto pela Bélgica e Holanda. Em 2004 o campeonato vai acontecer em Portugal.
Irlanda e Escócia vão levar em frente sua proposta para organizarem em conjunto a Eurocopa 2008, de acordo com representantes dos países que confirmaram os planos. No entanto ainda não se sabe onde seriam os jogos.
A decisão foi tomada por ministros do alto escalão do governo em uma reunião no final da noite de quarta-feira. “Eles (o governo) confirmaram para o primeiro-ministro escocês que vão apoiar a proposta apresentada pela FAI (Associação de Futebol da Irlanda)'', disse um porta-voz do governo.
Quinta-feira era o prazo final para os dois países decidirem se de fato tinham a intenção de levar a proposta adiante.
Ainda não está definido, porém, que lugares seriam usados na Irlanda, onde os dois únicos estádios grandes o suficiente são Lansdowne Road e Croke Park, ambos em Dublin. O Croke Park pertence à Associação Atlética Gaélica, que só permite jogos gaélicos em seu estádio.
O primeiro-ministro, Bertie Ahern, há tempos promete a construção de um novo estádio nacional, que já foi apelidado de ''Bertie Bowl'', em Abbotstown, periferia de Dublin.
A FAI também disse que prefere jogar em um novo estádio, e a União de Rugby Irlandesa, cujo estádio Lansdowne Road é bonito, mas antigo e sem condições de ser atualizado, também incentiva o projeto.
O presidente da FAI, Milo Corcoran, disse que espera que o primeiro-ministro cumpra a promessa de construir o novo estádio.